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Chocolate &Pimenta

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23
Ago13

Dica da Semana: Vitamina B1 (Tiamina)

 

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA B1:

  • Cereais integrais (incluindo arroz integral, massa integral, pão integral)
  • Levedura de cerveja
  • Gérmen de trigo
  • Sementes de girassol
  • Linhaça
  • Verduras e leguminosas (especialmente beterraba, ervilha, feijão e verduras amargas)
  • Frutas (especialmente amendoim, laranja e noz)
  • Carnes (especialmente carne de porco, fiambre, fígado e rim)
  • Peixe
  • Gema de ovo
BENEFÍCIOS:
  • Permite que os hidratos de carbono sejam transformados em energia para o funcionamento do organismo (é por isso tão importante o consumo de hidratos de carbono não refinados como os cereais integrais ou melaço)
  • Manutenção do sistema nervoso, que dando-lhe estabilidade
  • Bom funcionamento dos músculos e coração
  • Promove o equilíbrio mental e psicológico

A sua falta pode provocar lesões cerebrais potencialmente irreversiveis.

Os sintomas (de falta) são de insuficiência cardíaca, falta de apetite, prisão de ventre, digestão lenta e transtornos nervosos (depressão, fadiga ou irritabilidade).

Em casos de toxicodependência, tabagismo, alcoolismo ou transtornos de ordem nervosa aumentam as necessidades de vitamina B1.

Cuidado pois marisco e o chá, que possuem a enzima tiaminase, podem destruir a vitamina B1.

 

Até ao próximo post.

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