Amando o sol: Protetor Solar
Amando o sol é a nova rúbrica deste blog que é totalmente dedicada ao verão.
O primeiro post desta rúbrica é sobre tudo (ou quase tudo) que precisas saber sobre o protetor solar, qual escolher e como utilizar.
- Para que serve?
Principalmente serve para proteger a nossa pele dos raios UVA e UVB nocivos e isso ajuda a manter a pele jovem, hidratada, com um melhor bronzeado (mais bonito, mais duradouro) e muito importante evita doenças como o cancro de pele.
O protetor solar deve ser utilizado durante todo o ano mesmo no inverno (cerca de 80% dos raios UV passam através das nuvens). Para nos ajudar nisso foram criados muitos produtos de beleza, nomeadamente maquilhagem, com proteção UV.
- Como escolher?
Para a maioria das portuguesas é entre 15 e 30. Em caso de dúvida opte por o de maior proteção.
*Se tem pele seca use o protetor em creme ou loção, pois ajudar a hidratar.
*Se tem pele oleosa use em gel ou oil-free, pois não contem gordura e assim não agrava o seu problema com o acne (bastante comum em pele oleosa).
Os protetores solares podem agir de duas formas: física (refletindo os raios ultravioleta) e química (absorvendo os raios UV). Os protetores solares físicos são mais eficazes e mais apropriados para crianças pequenas.
- Fator de proteção (FPS)
(FPS = indica a relação entre o tempo que a pessoa pode expor-se ao sol com proteção solar - sem se queimar - e o tempo de exposição desprotegido sem se queimar)
Diz-nos quanto tempo podemos estar ao sol sem nos queimarmos. Por exemplo, se ficar vermelha a partir de 20 minutos de exposição solar sem utilizar qualquer protetor solar, com o uso de protetor solar FPS 30 ficará protegida por 600 minutos, ou seja 30x20 minutos, o que equivale a cerca de 10 horas.
- Utilização correta
Aplicação correta é de 2 mg/cm² (2mg de protetor por cm2 de pele).
O que na prática equivale a:
Não esquecer de repor o protetor solar de duas em duas horas para manter a proteção. É importante fazê-lo porque não o fazer poderá causar mais danos às células do que não usar protetor, devido à liberação de radicais livres emitidos por substâncias químicas presentes no protetor solar.
Deve ser reaplicado sempre que vai à água pois nenhum protetor solar é 100% resistente à água e também se sentir que está a suar muito.
Deve ser sempre aplicado uniformemente por todas as zonas expostas para não ficar às manchas. Não é necessário por baixo da roupa porque a roupa protege contra a radiação.
Não adianta poupar o protetor solar porque o protetor solar tem apenas validade de 1 ano, depois deste tempo usar ou não usar é praticamente o mesmo porque as moléculas químicas que compõem o produto se degradam, deixando de ser eficazes.
Não te esqueças de aplicar o protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol.
- E depois da exposição solar
Opte por aplicar sempre um creme pós-solar. Como contêm substâncias calmantes, hidratantes e também um efeito ativador prolongam o bronzeado.
Apanhar sol é importante para, por exemplo, a produção de Vitamina D que é muito importante para a absorção de cálcio pelos ossos e dentes. No entanto bastam 5 a 20 minutos por dia de exposição direta.
Os especialistas geralmente recomendam uma caminhada de 15-20 minutos pela manhã ou final de tarde sem a utilização de filtro solar, para atingir essa necessidade. Mas nos dias de verão em que o sol está mais intenso cá em Portugal chegam cerca de 5 minutos.
Têm sugestões para mais posts de Amando o Sol, digam-nos quais nos comentários.
Beijinhos e até o próximo post.