Exercícios Matinais - Benefícios e Regras
As manhãs são um inferno para a maioria das pessoas. O som do despertador a tocar violentamente aos nossos ouvidos arranca-nos do sono e põe-nos imediatamente de mau humor.
Apesar de termos plena consciência de que estamos de mau humor, achamos que não o podemos evitar. A verdade, é que não é bem assim, afinal, a forma como acordas de manhã afeta o resto do teu dia, incluindo a dieta e o treino.
É ano novo. Ainda estamos a meio do mês, é verdade, mas é uma boa altura para começares a fazer mudanças na tua vida, na tua rotina. Antes tarde do que nunca, não é verdade? E não é assim tão tarde.
Fazer exercício após uma boa noite de sono, não só a mente como o resto do corpo estão prontos para uma boa atividade física. A atividade física logo de manhã, aumenta a oxigenação do cérebro, originando um dia mais produtivo, pois aumenta a libertação de endorfinas e sertoninas (substâncias relacionadas com o bem-estar), que dura o dia inteiro.
Estudos recentes comprovam que os exercícios matinais queimam mais calorias do que qualquer outro horário durante o dia. Manter uma rotina e exercícios matinais, sempre à mesma hora, é mais fácil para despertar e benéfico para os teus compromissos profissionais ou pessoais.
Caso seja difícil manter este hábito acordando à hora do costume, talvez seja melhor acordar mais cedo tendo em conta o tempo que vai precisar para os exercícios.
Benefícios:
- Acelera o ritmo metabólico;
- Aumenta a produtividade;
- Aumenta a clareza mental;
- Liberta o stress;
- Favorece a libertação de substâncias responsáveis pelo aumento do bem-estar;
- Garante a prática de exercício físico diário.
Regras:
- Tem de ser feito logo após o acordar;
- Deve ter, pelo menos um, exercício mais intenso (por exemplo, jump squats);
- Deve ter, pelo menos um, exercício de alongamento estático (por exemplo, flexões hindu);
- Tem de ser curto e não muito forte (inferior a 15 minutos);
- Deve corresponder aos teus objetivos estéticos (se és homem ou mulher).
Descansa 20 a 30 segundos entre os exercícios.
Como vês, só tens boas razões para começares a fazer exercícios matinais. Começa já.
Deixa nos comentários a tua opinião e diz-nos como te sentes após os teus exercícios matinais.
Beijinhos,
Helena.