Inacreditável
Angkor Wat, Camboja
Angkor Wat é um templo situado em Camboja, na Ásia.
Foi construído no início do século XII, durante o império Khmer na capital, Angkor. Este é o maior e mais bem preservado templo do complexo de templos de Angkor. Foi inicialmente construído para ser o templo central e também a capital do Estado, chegando mesmo a servir de palácio real.
Este templo começou por ser hindu, tornando-se posteriormente budista e é o único templo do grupo que continua a ter importancia religiosa.
Angkor Wat é considerado a maior estrutura religiosa alguma vez construída. O que é fácil de entender quando se analisam os números: o templo consegue acomodar 2 000 000 000 milhões de pessoas sentadas ou 5 000 000 000 milhões se as pessoas estiveram de pé.
Em volta do templo foi construído um lago artificial, que em certa parte conferia alguma segurança ao local.
A zona de Angkor foi abandonada por volta do finais do século XV, no entanto os seus templos continuaram na memória coletiva do povo e o templo de Angkor Wat nunca chegou a ser abandonado visto que os monges budistas continuaram a viver nele. Mais tarde, os franceses haviam de se apoderar desse património.
A primeira visita ao templo de Angkor Wat documentada por um ocidental foi do freire capuchinho português António da Madalena. A sua opinião sobre o local:
... uma construção de tal modo extraordinária que não é possível descreve-la por escrito, especialmente é diferente de qualquer outro edifício no mundo.
O que achaste deste local?
Gostavas de visitar.
Deixa nos comentários.
Até ao próximo post,
Cláudia.