Inacreditável
A Cratera de Darvaz ou também conhecida como Porta para o Inferno é buraco de cerca de 70 metros de comprimento e 50 de largura, cujo o seu interior está continuamente em chamas.
Achei a história deste sitio muito interessante e acho que também vai achar.
Em 1971, geólogos soviéticos descobriram um local que teria petróleo e gás natural em profundidade, assim instalaram no local equipamento para poderem extrair o gás e o petróleo. Durante a noite, o chão abateu-se e abriu-se uma enorme cratera que começou a libertar enormes quantidades de gás natural para a atmosfera. Rapidamente as aldeias vizinhas começaram a sentir as consequencias, incluindo mortes.
Como o metano (gás natural) é um gás de efeito de estufa muito eficiente, ainda mais eficiente do que o dióxido de carbono, os geólogos tiveram de encontrar uma solução rápida. Nestes casos a solução mais plausível é queimar o gás, por isso os cientistas deitaram fogo à cratera e estimaram que em poucos dias todo o gás estaria queimado. O que eles não sabiam é que esta reserva de gás poderá ter sido a maior reserva alguma vez encontrada e como tal ainda hoje, mais de 40 anos depois, esta cratera continua a arder.
A cratera foi baptizada por Porta para o Inferno e é realmente enorme, estimasse que seja mais profunda do que o Oceano Pacifico, no entanto como é demasiado perigo entrar não se consegue obter uma resposta concreta.
Achei interessante, também referir que a zona está impregnada por um cheiro intenso a enxofre, que para quem não sabe, é muito parecido com o cheiro a ovos podres.
Já conhecias?
Deixa nos comentários.
Boa semana,
Cláudia